Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem: CFMV realiza primeira visita técnica à UFPA

23/10/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Por Flávia Lôbo

Nos últimos meses, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) firmou parcerias com diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do país com o objetivo de implantar o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem. Este mês, foi a vez Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal (PA), receber o corpo técnico do CFMV. Nesta primeira visita, o Conselho explicou o projeto e o apresentou à direção, professores e alunos da instituição.

Por meio da parceria com as IES, o CFMV pretende contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas dos futuros médicos veterinários. A ideia é trabalhar competências técnicas dos profissionais e outras competências, como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

A equipe do Conselho foi recebida pelo diretor do curso de Medicina Veterinária da UFPA, professor Leônidas Olegário de Carvalho. Ele avalia que esta primeira visita e a adesão ao projeto incitaram um impacto motivacional em toda a instituição. “Neste momento, todos os professores estão sensibilizados em melhorar a qualidade de ensino. Vejo a motivação também dos estudantes. Todos com receio do novo, mas muito estimulados em buscar algo melhor”.

Para Carvalho a mudança veio no momento certo. “Verificamos a necessidade de atualizar o projeto pedagógico do curso. Este é momento de avaliarmos, mudarmos nossas ideias e estimularmos os estudantes a aprender com mais vivacidade a importância do Médico Veterinário para a sociedade”, relata.

O Vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, considera esta iniciativa do CFMV fundamental para a melhora no ensino de graduação. “As metodologias ativas são importantes para construirmos conhecimento. A articulação entre o saber do professor e o saber dos alunos para construir um diálogo em que o processo de ensino aprendizagem ocorra é essencial”.

O vice-reitor comenta que “não há dono do conhecimento. Fico feliz por que estamos construindo o processo de ensino aprendizagem além da autonomia meramente do professor. Neste caso, docente e aluno são importantes, não só o docente”.

O próximo passo é a universidade definir a equipe gestora que ficará responsável pelo projeto e realizar reuniões para elaborar o Plano de Trabalho.

A segunda etapa visa, por sua vez, enumerar dificuldades dos professores e pontos de melhoria observados pelas IES no período posterior à primeira visita técnica.

A parceria tem duração de dois anos, com avaliação nos dois primeiros semestres, e conta com o acompanhamento do Conselho ao longo do processo.

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Assessoria de Comunicação do CFMV